Skip to main content

A ABPI está lançando o 2º Prêmio Patente do Ano. Em 2021 será premiada a melhor patente do ano que se destine ao desenvolvimento econômico sustentável. O objetivo é premiar o trabalho de profissionais e empresas que reconhecem a importância da Propriedade Intelectual e buscam proteção no Brasil de suas criações. As inscrições vão até o dia 23 de julho de 2021 e deverão ser feitas pelo aplicativo da ABPI.  

Podem concorrer ao 2° Prêmio Patente do Ano ABPI 2021 pedidos de patente deferidos ou patentes concedidas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e que estejam em vigor.  

O prêmio será entregue de forma virtual, durante o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que será realizado de 23 a 26 de agosto de 2021. O vencedor ganhará isenção de mensalidade na ABPI durante um ano.

A avaliação e escolha do caso vencedor serão feitas pela Comissão Julgadora, formada por integrantes da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que utilizará os seguintes critérios de avaliação e pesos diferenciados: potencial para geração de benefícios sociais (35%); impacto ambiental (15%); potencial para a geração de benefícios econômicos (30%); internacionalização da proteção ( 10%); abordagem de gênero (5%) e participação de inventores brasileiros(5%)

Para inscrições e regulamento do 2° Prêmio Patente do Ano da ABPI, acesse o aplicativo da ABPI.

Primeira edição do Prêmio – Em 2020, os vencedores do 1º Prêmio Patente do Ano ABPI foram Marcos Pinotti Barbosa (in memorian), Shirley Lima Campos, Cleysson Bruno Santos Vimieiro e Daniel Neves Rocha, membros da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Eles se destacaram no desenvolvimento de solução inventiva, objeto de patente de invenção – PI 0903266-5, para o Método e Sonda de Aspiração Endobronquial de Secreções.

Confira o regulamento.

Faça sua inscrição até 23 de julho de 2021  no aplicativo da ABPI.